BOLETIM SOCED - ESPAÇO ABERTO DE INTERLOCUÇÃO EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

           Considerando a atividade de pesquisa como um empreendimento que se enriquece e aprofunda no trabalho coletivo e na interlocução com os pares, o Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação – SOCED do Departamento de Educação da PUC-Rio criou este Boletim.

        O Boletim SOCED pretende apresentar semestralmente os resultados do trabalho do Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação da PUC-Rio e assim criar um espaço de interlocução com os pares.

        Com o Boletim SOCED procuramos criar um canal de acesso fácil e rápido para acompanhamento dos trabalhos da equipe, propondo ao mesmo tempo uma troca de informações e reflexões mais freqüente entre os pesquisadores da área de Sociologia da Educação.

        Neste terceiro número, continuamos a privilegiar as produções acadêmicas da equipe do SOCED, que estão organizadas nas sessões:

1 – PESQUISAS EM ANDAMENTO

2 – ARTIGOS: trabalhos produzidos pelo SOCED ou por outros pesquisadores do campo da Sociologia da Educação. Neste número apresentamos os seguintes artigos: “Em Busca do Sucesso Escolar” de Maria Cristina Galvão, “Religiosidade e experiência de escolarização juvenil” de Diana Cerdeira, apresentados neste 3º número do Boletim do SOCED.

3 – PRE-PRINT: trabalhos em fase de elaboração, resultados parciais de pesquisa do SOCED e de membros do grupo. Neste número: “Escola Bilíngüe” de Diana Mandelert e Diana Cerdeira, “Escola Alternativa” de Zaia Brandão e Hustana Vargas, “Escola Pública” de Maria Cristina Galvão e Verena Giglio e “Escola Confessional” de Cynthia Paes de Carvalho e Fernanda Braga. Os textos apresentam uma análise preliminar dos dados do survey do SOCED (com base em questionários de alunos, pais e professores), juntamente com informações colhidas no trabalho de campo – evidenciando as características singulares das instituições. E cabe destacar que a categorização das escolas investigadas pelo SOCED – alternativas, confessionais, bilíngües, públicas – deve ser lida como uma definição operacional, e não no sentido de tipos ideais weberianos. E também: “Elites escolares e Capital cultural” de Zaia Brandão e Maria Elena Martinez.

4 - RESENHAS: resenhas de publicações e/ou relatórios de pesquisa na área. Neste número teremos a resenha de textos que vêem sendo utilizados pelo SOCED, são eles: de Bernard Lahire “Suceso escolar nos meios populares – as razões do improvável”, preparada por Maria Cristina Galvão; de Michel Pinçon “Dans les beaux quartiers”, preparada por Hustana Vargas; “Preparing for power: America’s Elite Boarding Schools” preparada por Diana Mandelert.

5 – NOTÍCIAS ACADÊMICAS: nesta sessão poderão ser encontradas notícias curtas sobre apresentações de trabalhos em congressos e outras atividades técnico-científicas do grupo e seus colaboradores.

6 – CONTATO: endereço para comunicações via e-mail, remessa de trabalhos para publicação nos ENSAIOS e nas RESENHAS, solicitação de divulgações nas NOTÍCIAS ACADÊMICAS.

7 – LINKS: endereços de interesse na WEB.